Meu esquema pessoal de estudos!
- Pollyana Trindade
- 20 de mar. de 2019
- 5 min de leitura
Seja muito bem vinda! Preparada para mais uma aventura? Não perca a hora do chá e venha comigo descobrir novos encantos.

Desde sempre, tento manter meu caderno o mais arrumado possível. Além de tornar mais atrativo a leitura, acaba sendo mais prático também. Muitas pessoas me perguntam como eu tenho paciência de decorar o caderno e escrever a matéria toda. Sendo sincera com vocês, é puro hábito. Não que sejamos obrigados a estudar, mas para se sair bem nas provas/trabalhos, só dar uma lida básica no assunto não é o suficiente. Tem que fazer muitas pesquisas, ler vários livros, blogs, ver vídeos aulas...Quanto mais domínio você tiver daquela determinada matéria, maior chance de adquirir uma nota boa.

No entanto, no caderno, não é necessário copiar todo o assunto estudado. É preciso fazer apenas um resumo, colocando as partes importantes da matéria como nomes de pessoas importantes, o que foi feito ou descoberto em determinado período, o que é e como surgiu o assunto que está sendo dado... Informações que podem facilmente cair numa prova.
Esse resumo não pode dar mais que uma folha. A intenção é fazer algo simples, prático e rápido de ser lido, de forma que você não se sinta cansado ou sem paciência quando for revisar.
Tente não copiar de uma só forma, e por elementos diferentes para que a página se torne atrativa.

Uma boa dica é ir grifando tanto palavras-chaves quanto palavras técnicas ou até então desconhecidas por você.
Geralmente costumo pintar essas mesmas palavras com lápis de cor, porque além de ficar bem destacado, acaba chamando minha atenção. Você pode usar também canetas de coloração diferente ou até mesmo marcadores de texto.
Após grifar, pesquise cada uma dessas palavras, assim você irá aprender seu significado.
Eu costumo escrever em post-it, fazendo uma espécie de "dicionário pessoal", para caso eu esqueça do significado da palavra ou o que ela é, poderei pesquisa-la.
Os post-it, sempre os coloco posicionado na página do lado esquerdo, ao lado da matéria referente a ele, como mostra na imagem abaixo:


Percebam que eu sempre escrevo a palavra que desejo saber seu significado com hidrocor, de forma com que ela fique bem destacada, e seu significado é escrito a caneta, de mesma cor.
Além disso, uso muito os post-it para fazer o famoso "resumo do resumo", que seria um breve resumo, curtíssimo, do meu próprio resumo, contendo somente palavras-chaves que me farão lembrar do assunto inteiro.
Esse tipo de resumão, como podemos chamar, é ótimo para caso você esteja atrasada para um teste ou não tenha tido um tempo para ler a matéria calmamente.
Agora que já sabem um pouco de como é feita a construção da escrita da matéria, vou comentar sobre os demais pontos que eu acho essenciais para um caderno organizado. Lembrando que esse é meu método de estudo. A partir dele, espero ajuda-las a melhorar no aprendizado, deixando o estudo algo agradável e dinâmico.
→ 01. Capas de matéria:
Além de ficar bonito, as capas chamam bastante atenção. São ótimas para separar uma matéria da outra. Eu gosto bastante de fazer um desenho diferente para cada matéria, o que faz com que eu não precise ler para saber de qual matéria aquela capa se trata, o próprio desenho já me dá essa informação.
Caso não goste de desenhar, você pode usar formas, símbolos, fotos, pinturas e qualquer outra coisa que quiser! Use sua imaginação.


→ 02. Fitas decorativas:

Para criar as capas por exemplo, além dos desenhos, eu sempre uso algumas fitas decorativas, próprias para serem usadas no caderno, conhecidas como "Washi Tape".
Você pode encontra-la vendendo em diversos sites de papelaria. Eu recomendo no Mercado Livre, onde é possível encontrar pacotes com unidades variadas.
De vez em quando, uso-as para enfeitar até uma página do caderno de algum assunto para dar um toque a mais. Acho-as bonitas justamente por serem chamativas e fáceis de serem usadas, já que só é preciso corta-las com uma tesoura no tamanho desejado.
→ 03. Cores:
Para cada matéria, eu estipulo uma cor para ela e passo a usar somente a cor estipulada.

Por exemplo, na matéria "História do Design", a cor amarela foi escolhida por mim para representar essa matéria. Então, além de só usar essa cor, não irei usar a mesma em nenhuma outra matéria. O mesmo se aplica a cor laranja, escolhida para representar "Design de Sinalização", e assim por diante.
A associação por cores é feita para relacionarmos as cores aquelas matérias. Fica mais prático tanto para a localização, quanto por transformar seu caderno em algo mais organizado.
Além da escrita, os post-it, detalhes e desenhos também vão seguindo esse mesmo padrão na coloração. A cor escolhida sendo usada para destaques, palavras importantes e decoração, enquanto a cor preta serve como cor base para todas as matérias.
→ 04. Apresentação de matéria:

Antes de começar de fato a matéria, sempre uso uma página para fazer a apresentação, contendo informações como:
- Data de inicio e fim da matéria;
- Horário de aula (dia da semana em que tenho aula daquela matéria);
- Divisórias (usadas para dividir na mesma página um assunto do outro);
- Um breve conteúdo explicando o que é aquela matéria e o que podemos aprender com ela;
- Cor da matéria (usada por mim mais para criar uma legenda mesmo e ficar ainda mais organizado).
→ 05. Agenda:
Muita gente hoje em dia não acha a agenda tão importante assim.

Já eu, a acho super prática principalmente porque nela escrevo todas as informações importantes como:
- Datas importantes (principalmente de provas e entregas de trabalho);
- Trabalhos ou tarefas solicitadas pelo professor;
- O que precisarei fazer ao longo da semana;
- Matérias a serem copiadas;
- Registro de notas;
- Assunto dado em determinada aula.
Uma coisa que costumo fazer é sempre copiar em lápis ou caneta preta, e assim que tiver terminado o que precisava ser feito ou ter concluído aquela data específica anotada, é escrever um "okay" com uma cor diferente de caneta.
→ 06. Materiais:


Post-it e hidrocores, são materiais que não podem faltar na sua lista. Além de serem práticos, ajudam bastante no quesito estudo. Os post-it são essenciais tanto para a construção de breve resumos contendo palavras-chaves, quanto para lembretes. Já os hidrocores, irão ajuda-la para destacar alguma palavra ou até mesmo na questão da decoração.
Quanto ao material extra, recomendo sempre para quem me pergunta e quer investir em algo bacana são as fitas decorativas já mencionadas acima. Os lápis de cor também são ótimos para marcar alguma palavra, mas podendo ser usado também marca texto. Depende muito do seu gosto e estilo.

A nível de curiosidade, eu costumo guardar meu material em casa nessa meletinha de plástico. Além de ser barato, pode-se achar facilmente em qualquer loja de materiais escolares. Ela fecha super bem e possuí essa alça, podendo até mesmo transporta-la de um local para outro sem correr o risco de seu material cair.
Quanto ao meu caderno em si, deixarei uma foto logo abaixo de como ele fica quando não se encontra aberto, com as capas bem demarcadas por causa das fitas decorativas. O mais bacana é que só pela cor, sei de que matéria se trata, deixando bem mais fácil eu localizar a matéria - mesmo o caderno estando fechado - .


Gostou dessa aventura? Não se esqueça de curtir e dar sua opinião. Para receber notificações no seu e-mail de novas aventuras, assine.
Kommentare